CIDADE DO PORTO

O Porto é uma das cidades mais visitadas da Europa, recebendo mais de um milhão de turistas por ano.

É a segunda maior cidade de Portugal, sendo conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga e o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Não é preciso dizer que uma das coisas mais populares para fazer no Porto é visitar as caves de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia. A par das provas de vinho, tem arquitectura, livrarias, concertos, festivais, museus, majestosos cafés e restaurantes locais para preencher o seu tempo. Reserve tempo para fazer um relaxante cruzeiro no Rio Douro.

Muitos dos sítios que quererá ver estão a meros passos uns dos outros. Os Portuenses são simpáticos e prestáveis e a cidade oferece muita coisa para o manter ocupado.

A NÃO PERDER

Torre dos Clérigos é uma torre sineira que faz parte da igreja com o mesmo nome, considerada por muitos o ex-líbris da cidade.

Livraria Lello, considerada pela revista Lonely Planet como a terceira melhor livraria do mundo, serviu também de cenário para a gravação de algumas cenas dos filmes de Harry Potter, emprestando a sua identidade  à “Flourish & Blotts” em King’s Cross, onde os bruxos compram o material didáctico para Hogwarts. JK Rowling viveu alguns anos na cidade do Porto, onde trabalhou como professora de Inglês. Depois de algum tempo a observar os alunos da Universidade do Porto com capas negras que faziam parte do uniforme académico, surgiu-lhe a inspiração para criar os uniformes da escola de bruxaria Hogwarts.

Câmara Municipal do Porto é um opulento edifício de seis pisos, com uma torre central de 70 metros de altura, com relógio de carrilhão. Abre-se para a imponente Avenida dos Aliados fazendo desta e do seu conjunto arquitectónico a “Sala de Visitas” da cidade.

Mercado do Bolhão conjuga comércio tradicional com arquitectura. Sendo um símbolo da cidade, aqui encontram-se as famosas vendedoras do Bolhão, tão características da cidade.

Estação de S. Bento pode ser considerada a mais bela porta de entrada da cidade, onde se pode admirar várias cenas da história de Portugal representadas na sublime fachada do edifício, decorada por azulejaria tradicional portuguesa.

Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto. Junto ao Rio Douro, de onde se pode admirar o Barco Rabelo (típico do Rio Douro pois era nele que tradicionalmente se fazia o transporte das pipas de Vinho do Porto), faz parte do Centro Histórico da cidade, considerado Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. Tendo-se tornando num dos pontos turísticos mais visitados do Porto, pode encontrar-se diversos pontos de comércio, bares e restaurantes, assim como praças e edifícios históricos, que estão na origem da cidade, como a Sé Catedral.

Na margem sul da foz do rio Douro está situada a cidade de Gaia onde é possível visitar as Caves do virtuoso Vinho do Porto, produzido na Região Vitivinícola do Alto Douro, a mais antiga região demarcada do mundo.
Foz é a zona turística por excelência, onde se pode desfrutar de praias catalogadas de Bandeira Azul e onde a beleza do Oceano Atlântico nos convida ao romantismo do passeio marítimo.

As 5 pontes sobre o rio Douro, a Ponte Luís I que é a mais antiga da cidade que permanece em actividade, a Ponte Maria Pia que foi construída pela empresa de Gustave Eiffel, a Ponte da Arrábida que tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado, a Ponte do Freixo que é a que está mais a montante do rio e a Ponte do Infante que é a mais recente que liga Porto e Gaia e foi construída em plena zona histórica, ligando o mítico bairro das Fontainhas (Porto) à lendária Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).

Museu de Arte Contemporânea é um dos museus mais visitados do país. Tendo sido projectado pelo afamado arquitecto Siza Vieira, está inserido no Parque de Serralves, expondo assim, lado a lado, a arte de vários artistas contemporâneos e a flora típica da região existente no parque.

Palácio da Bolsa, edifício de obrigatória visita, com uma mistura de estilos arquitectónicos, nomeadamente o neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês. De todas as salas do palácio, importa realçar o Salão Árabe com estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala.

Museu Nacional de Soares dos Reis, criado em 1833 por D. Pedro IV, inclui grande parte da obra do escultor, tendo no seu espólio talvez como a mais emblemática obra O Desterrado, uma bela escultura em mármore.

Existem diversos Museus temáticos na cidade como o Museu do Vinho do Porto, Museu Militar do Porto, Museu da Indústria, Museu Nacional da Imprensa, Museu do Papel Moeda e o Castelo do Queijo, extraordinário pelo seu miradouro e onde se realizam várias exposições temporárias.

Rua Miguel Bombarda agrega algumas das mais modernas galerias e lojas elegantes, ou então Rua Galeria Paris na Baixa onde encontra um pouco de Art Nouveau, cultura de cafés e jazz ao vivo.

Casa da Música é dos auditórios culturais da cidade o de construção mais arrojada e relevante dos últimos anos. Esta obra de arquitectura, da autoria de Rem Koolhaas, foi concebida para o evento Porto Capital da Cultura 2001 e é ainda hoje ovacionada internacionalmente.

Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João, o Teatro Sá da Bandeira e o Coliseu do Porto são relevantes salas de espectáculos, de proeminência histórica e arquitectónica, localizados na Baixa do Porto.

O Porto conta com mais de 10 mil eventos anuais, desde concertos, teatros, exposições ou mesmo festas com disc-jockeys famosos numa das várias discotecas e bares da cidade. Contudo, o maior evento de diversão continua a ser a noite de São João, de 23 para 24 de Junho, com milhares de pessoas que invadem as ruas numa mescla de euforia, diversão cor e cheiros carregados de tradição.

Para finalizar em grande, não se esqueça de provar o prato típico por excelência, as Tripas à moda do Porto, não descurando as mais recentes mas não menos afamadas Francesinhas